Banner Vista de Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

ARNOSO, Conde de

Foram localizados2 resultados para: ARNOSO, Conde de

 

Referência:11876
Autor:ARNOSO, Conde de
Título:AZULEJOS
Descrição:Portugal Brasil Sociedade Editora, Lisboa, s/d. In-8º de XXXVII -173 págs. Encadernação meia inglesa em pele com dizeres a ouro na lombada. Conserva capas de brochura. Com uma pequena assinatura de posse.
Observações:Livro de contos com um extenso, polémico e histórico prefácio de Eça de Queiroz, datado de Bristol, 1886 quevai até a páginas 47 e onde Eça emite a sua opinião sobre o conto"No conto tudo precisa de ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida."
Aproveita também para tecer considerações sobre as fragilidadesdo romantismo, chegando mesmo a insinuar que houve uma debandada de muitos românticos oportunistas, que ao verem seus livros sendo preteridos pela nova onda literária, começaram a escrever sob os moldes realistas: "Sim, amigo, este homens puros, vestidos de linho puro, que tão indignamente nos arguiram de chafurdarmos num lameiro, vêm agora pé ante pé lambuzar-se com nossa lama! Depois, erguendo bem alto as capas de seus livros, onde escreveram em grossas letras este letreiro – romance realista, – parecem dizerem ao Público, com um sorriso triste na face mascarada: – ‘ Olhem também para nós, leiamnos também a nós ... Acreditem que também somos muitíssimo grosseiros, e que também somos muitíssimo sujos."
Preço:35,00€