Banner Vista de Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

EVARISTO, Vitor

Foram localizados2 resultados para: EVARISTO, Vitor

 

Referência:13206
Autor:EVARISTO, Vitor
Título:MOÇAMBICANA - DESENHOS DE JOÃO AYRES
Descrição:

Tip. Minerva Central, Lourenço Marques, 1954. In-8º de 4 págs e 15 desenhos em folhas soltas de João Ayres encerradas numa capa-envelope. Valorizado pela dedicatória autógrafa dos editores ao poeta José Osório de Oliveira.

Invulgar.

Observações:

Curioso encarte com 15 desenhos de João Ayres  com introdução de Fernando Ferreira. 15 desenhos em separado de João Ayres. Integra a série de cadernos «Moçambicana» sobre temas e manifestações de cultura em Moçambique. A arte de João Ayres, nesta primeira fase foi muito marcada por temas locais e africanos, por temas da condição humana que  no contexto colonial ganhavam mais força. Influenciou quase todos os que, no pequeno meio citadino, queriam ser artistas.

Preço:32,00€

Referência:13205
Autor:EVARISTO, Vitor
Título:MOÇAMBICANA -ESCULTURA INDÍGENA NOS ARREDORES DE LOURENÇO MARQUES
Descrição:

Tip. Minerva Central, Lourenço Marques, 1956. In-8º de 14-(2) págs e 16 estampas encerradas numa capa-envelope. Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor e editor ao poeta José Osório de Oliveira.

Invulgar.

Observações:

Curiosa  publicação pioneira sobre a arte popular do Save integrada nos Cadernos Moçambicana ("Recolha, estudo e divulgação de temas culturais de Moçambique").

"Grandes são as dificuldades que. inevitavelmente. surgem a quem se propõe abrir caminho no terreno quase virgem do imenso campo da arte negra. Entre nós, pelo menos. A literatura sobre o assunto é praticamente inexistente e, a confirmá-lo, algumas raras excepções surgem como árvores desgarradas na pequena flora do interesse pelas nossas coisas ultramarinas. Perderam-se o gosto e os alicerces duma literatura que os missionários iniciaram com finalidades de documentação e de estudo.

Algumas razões houve que justificam o nosso alheamento, durante muito tempo, pela escultura indígena que representa uma valiosa manifestação da cultura dos negros.

Este pequeno trabalho tem, como única ambição, a recolha de elementos de estudo da escultura indígena dos arredores de Lourenço Marques e satisfeito se dará o autor se com ele conseguir interessar quem quer que seja que se atreva a fazer o estudo que se impõe."

Preço:32,00€