Banner Vista de Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Agosto 2022
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

LEÃO, Dr. Jozé Barbóza

Foram localizados1 resultados para: LEÃO, Dr. Jozé Barbóza

 

Referência:14852
Autor:LEÃO, Dr. Jozé Barbóza
Título:COLEÇÃO DE ESTUDOS E DOCUMENTOS A FAVOR DA REFORMA DA ORTOGRAFIA EM SENTIDO SÓNICO
Descrição:

Imprensa Nacional, Lisboa, 1878. In-8º de 149-(3) págs. Enadernado (coeva em skivertex vermelho) JUNTO COM:

- A COMISSÃO DE REFÓRMA ORTOGRÁFICA DO PORTO, Imprensa Portugueza, Porto, 1879. In-8º de 55 págs.

- FORMULÁRIO DA ORTOGRAFIA NACIONAL, Imprensa da Universidade, Coimbra, 1911. In-8º de 53 págs.

Primeiro títiulo com rúbricas e asinaturas de posse coevas no frontspício.
 

Observações:

A Reforma Ortográfica de 1911 foi a primeira iniciativa de normalização e simplificação da escrita da língua portuguesa em Portugal. Tendo força de lei em Portugal, esta reforma modificou completamente o aspeto da língua escrita e inspirou todos os acordos e reformas subsequentes. Sobre esta reforma, diz-nos Fernando Pessoa em Descobrimento no seu Livro do Desassossego:

"... Não tenho sentimento nenhum politico ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriotico. Minha patria é a lingua portugueza. Nada me pesaria que invadissem ou tomassem Portugal, desde que não me incommodassem pessoalmente, Mas odeio, com odio verdadeiro, com o unico odio que sinto, não quem escreve mal portuguez, não quem não sabe syntaxe, não quem escreve em orthographia simplificada, mas a pagina mal escripta, como pessoa propria, a syntaxe errada, como gente em que se bata, a orthographia sem ipsilon, como escarro directo que me enoja independentemente de quem o cuspisse ...".

E ainda Teixeira de Pascoaes na revista Águia:

"... Na palavra lagryma, (...) a forma da y é lacrymal; estabelece (...) a harmonia entre a sua expressão graphica ou plastica e a sua expressão psychologica; substituindo-lhe o y pelo i é offender as regras da Esthetica. Na palavra abysmo, é a forma do y que lhe dá profundidade, escuridão, mysterio... Escrevel-a com i latino é fechar a boca do abysmo, é transformal-o numa superficie banal ...".

 

 

Preço:50,00€