Banner Vista de Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Maio 2024
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

SARAIVA, António José

Foram localizados3 resultados para: SARAIVA, António José

 

Referência:15034
Autor:SARAIVA, António José
Título:PARA A HISTÓRIA DA CULTURA EM PORTUGAL
Descrição:

Publicações Europa-América, Porto, 1969. In. 8.º de dois volumes com 281-(3) e 364-(2) páginas respectivamente. Brochado. Vestígios acidificados provocados pela acção prolongada de fita goma antiga. Bons exemplares, muito bem conservados.

Observações:

"Um dos livros mais justamente célebres de António José Saraiva e um conjunto de ensaios que se notabilizaram pela serenidade dos juízos críticos, pela isenção da doutrina e pelo rigor da informação. (...) obra em dois volumes de inexcedível projecção, é uma verdadeira revisão dos pontos de vista fundamentais da cultura portuguesa. Este livro de ensaios é obra informativa e formativa, enunciadora de problemas e reveladora de pistas, é um itinerário de trabalho. Livro de história? Livro de um historiador da cultura, apaixonado pelos problemas do passado e interessado nos problemas do presente. Livro de um homem que sabe que a inteligência da história ajuda a construir o futuro.

Da «evolução do teatro de Garreit» à «expressão lírica do amor» na poesia de Garrett; de «Júlio Dinis e a sua época» a Herculano e o problema da «propriedade literárária»; de Eça de Queirós a Fernão Mendes Pinto; de «as duas máscaras de Luís de Camões» a «Correia Garção e a Arcádia Lusitana»: da concepção nacional da história de Fernão Lopes à concepção planetária da história de João de Barros; de Gil Vicente a Bertolt Brecht, António José Saraiva patenteia ao leitor a rosa-dos-ventos das suas inquietações, desvenda a problemática que o preocupa e absorve ..." (nota editorial publicada nos volumes).

 

Preço:25,00€

Referência:13039
Autor:SARAIVA, António José
Título:INQUISIÇÃO E CRISTÃOS-NOVOS
Descrição:

Editorial Inova, Porto,1969. In-8º de 319-(10) págs. Br. Com uma pequena assinatura de posse.

SEGUNDA EDIÇÃO corrigida.

Observações:

Obra muito importante e polémica para o estudo do Judaísmo em Portugal onde o autor defende que  a Inquisição em Portugal não foi mais do que um episódio da luta de classes entre a aristocracia tradicional que tinha o poder e a burguesia mercantil em ascensão.
O livro apresenta aspectos menos conhecidos da Inquisição portuguesa como instrumento da política dos reis de Portugal, desejosos de eliminar o judaísmo e a sua influência no reino.

Preço:19,00€