Banner Historial
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

Historial - History

MIGUEL DE CARVALHO iniciou a sua actividade de livreiro antiquário em 1994 por influência do seu amigo Bernardo Trindade , filho de um dos mais antigos livreiros do país. No ano seguinte, após terminado a licenciatura em Engenharia Geológica em Lisboa, dedica-se por exclusividade à actividade de Livreiro Antiquário abrindo a sua primeira livraria em Coimbra. De uma forma geral comercializa os livros antigos que dizem respeito à Cultura Portuguesa, tendo no entanto e por paixão ao tema, enveredado pela Literatura Portuguesa do séc. XIX e XX. Publicou, entre outras:  "Catálogo da Biblioteca do Prof. Paulo Quintela - literatura portuguesa séc. XX" em 2000; "Descrição Bibliográfica Camiliana de uma muito importante e valiosa colecção de bibliografia activa e passiva de Camillo Castelo Branco" em 2003; "Catálogo de Livros seleccionados para o Salão do Livro antigo da XVI Bienal de Antiguidades de Lisboa" em 2004, Catálogos bibliográficos integrados em exposições de Livros Antigos e de Arte.

Em 2008 cria a marca registada DEBOUT SUR L'OEUF - edições surrealistas (DSO-edições). Voltada à realização, não só de eventos e curadoria de exposições, mas sobretudo à produção editorial de livros com tiragens pequenas a muito pequenas, por vezes exemplares únicos de livros-objectos. Desde então produziu dezenas de edições. Em 2010 criou a primeira revista objecto portuguesa DEBOUT SUR L''OEUF - nº1", limitada a duas tiragens de execução manual: uma de 30 exemplares com 5 originais e outra de 70, em que colaboraram mais de 30 criadores vivos e ligados ao movimento surrealista.

Em Junho de 2011, muda de instalações para Adro de Baixo (Coimbra) ocupando 3 pisos de um edifício do século XIX, onde reúne mais de 45000. Com esta mudança de instalações, cria na livraria uma galeria DEBOUT SUR L'OEUF onde apresentou exposições de pintura, desenhos, esculturas, fotografia, etc ...

Em Janeiro de 2014 inicia actividade editorial na área da poesia inciando uma colecção de características únicas dentro das edições DSO.

Em Março de 2018, encerra a livraria em Coimbra, e muda as instalações livreiras para a Figueira da Foz, onde reside. Instalado no coração da cidade, junto ao pelourinho setecentista e à Marina da cidade, apresenta umas instalações de dimensões mais reduzidas às anteriores, mas com todo o seu espólio de dezenas de milhares de livros finalmente mais organizado, concentrados em dois espaços: a livraria (com um armazém incorporado) própriamente dita e um um armazém de apoio, ambos abertos ao público e distanciados em cerca de 50 m, um do outro.