Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Fevereiro 2024
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

ANNUAL HISTORICO E POLITICO DE PORTUGAL E BRAZIL em quanto Reino Unido, e até ao presente.

em História geral

Referência:
15195

Autor:
AVONDANO, Maria Francisca

Palavras chave:
Brasil | Ensaio histórico | História | Séc. XIX | Sintra | Viana do Castelo

Ano de Edição:
1854

395,00€


Adicionar Sugerir

Título:
ANNUAL HISTORICO E POLITICO DE PORTUGAL E BRAZIL em quanto Reino Unido, e até ao presente.
Descrição:

Imprensa de Lucas Evangelista, Lisboa, 1854. In-8º de 334 págs. Encadernação inteira de skivertex com dizeres RECORDAÇÕES HISTORICAS dourados na lombada, com os seguintes títulos, encadernados junto:

- DESCIPÇÃO DO PALACIO REAL NA VILLA DE CINTRA, QUE ALI TEEM Srs REIS DE PORTUGAL pelo Abade A. D. de Castro e Souza, na Typographia de A.S. Coelho, Lisboa, 1938. In-8º de 38-(1) págs.

- VIANNA DO CASTELLO por Luis de Figueiredo da Guerra, Imprensa da Universidade, Coimbra, 1877. In-8º de VIII-103-(3) págs.
 

Qualquer um dos títulos, com a importânica própria sob os diferentes assuntos que versam, são de certo modo de raro aparecimento. Atenção especial no campo da raridade da temática brasiliense, merece o ANNUAL HISTÓRICO.

Observações:

Referente ao titulo

- ANNUAL HISTÓRICO E POLÍTICO, apenas encontramos referência em Inocêncio (XVI, 355) declarando o bibliografo "... Na introdução a auctora declara que tinha composto esta obra como simples distração para o seu estudo particular; mas, por serem interessantes algumas noticias, a aconselharam a que as imprimisse. Vi um exemplar na biblioteca particular de Sua Magestade El-Rei D. Fernando..." atestando assim a raridade da obra. De Maria Francisca Avondando desconhecemos qualquer dado biográfico, tão pouco encontrámos referências nas bibliografias consultadas, para além do exemplar da rica e distinta biblioteca brasiliana de Guida e José Midlin, cujo exemplar, por sua vez foi pertença de Ruben Borba de Moraes, outro grande bibliófilo de bibliografia brasiliana. O período histórico abordado na obra diz respeito aos factos ocorridos no Brasil e Europa, antes da partida de D. João VI para o Brazil até o final de 1821.

- DESCRIPÇÃO DO PALACIO REAL NA VILLA DE CINTRA da autoria de António Dâmaso de Castro e Souza, Inocêncio diz-nos ser um autor erudito de larga obra publicada e ainda com muitos " ... artigos insertos no Panorama, Revista Universal, Archivo Popular, Pantologo, e outros jornaes litterarios. Tambem forneceu alguns para as duas obras que o sr. Conde A. Raczynski publicou em Paris nos annos de 1846 e 1847, intituladas Les Arts en Portugal e Dictionnaire Historico-Artistique du Portugal, etc. A maior parte dos opusculos descriptos são hoje dificeis de achar, por se haverem de todo esgotado as edições d'elles. Formam uma colleção que os curiosos apreciam (eu a tenho completa) ..."

- VIANNA DO CASTELLO não localizámos outra informação do que aquela disponibilizada por Inocêncio (XVI, 21, 378). Obra ilustrada com 4 estampas impressas à parte.

Obras relacionadas:

Voltar