Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Abril 2025
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

ANTOLOGIA DE POESIA PORTUGUESA ERÓTICA E SATÍRICA.

em Literatura Portuguesa

Título:
ANTOLOGIA DE POESIA PORTUGUESA ERÓTICA E SATÍRICA.
Descrição:

Afrodite, s.d., s.l (Lisboa, 1965). In-8º de 552 págs + 6 ilustrações em extra-texto impressos sobre papel couché com aguarelas de Cruzeiro Seixas. Badanas impressas com textos de apreciação de Luiz Francisco Rebelo e de David Mourão-Ferreira.

Brochado. Capas de brochura muito limpas, apresentadno infelizmente im pequeno corte na capa posterior. LOMBADA E MIOLO IMPECÁVEL. Rúbrica de posse no ante-rosto. 

 

Observações:

Livro proibido durante o Estado Novo. Da imprensa da época (Diário de Lisboa, 8 de Janeiro, 1970) lemos o seguinte:
«Julgamento de Escritores por Motivo da Publicação de um Livro Tido por Imoral – No banco dos réus estão, esta tarde, no Plenário Criminal da Boa Hora, os escritores e poetas Mário Cesariny de Vasconcelos, Luís Pacheco, José Carlos Ary dos Santos e Natália Correia e, ainda, o comerciante Fernando Ribeiro de Melo, o empregado de escritório Francisco Marques Esteves e o técnico têxtil Ernesto Geraldes de Melo e Castro, como presumíveis delinquentes no processo movido pelo Ministério Público, em consequência da publicação do livro “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica”, a qual foi considerada “abuso de liberdade de Imprensa”.
Segundo a acusação, o livro [...] inclui algumas poesias que “ofendem o pudor geral, a decência e os bons costumes”.

 

Obras relacionadas:

Voltar