Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

ANTOLOGIA DOS ECONOMISTAS PORTUGUESES. Selecção, prefácio e notas de António Sérgio. Século XVII. Obras em português

em História geral

Referência:
12843

Autor:
SÉRGIO, António

Palavras chave:
Economia | Portugal

Ano de Edição:
1924

30,00€


Adicionar Sugerir

Título:
ANTOLOGIA DOS ECONOMISTAS PORTUGUESES. Selecção, prefácio e notas de António Sérgio. Século XVII. Obras em português
Descrição:

 Oficinas Gráficas da Biblioteca Nacional, Lisboa, 1924. In-8º de VI-LII-392-(2)págs. Br. Capas de brochura com leves picos de acidez.

PRIMEIRA EDIÇÃO.

RARO.

 

Observações:

Antologia muito interessante com  prefácio e notas de António Sérgio, sobre três obras de três grandes vultos da história portuguesa, inclui  a transcrição dos opúsculos: Diálogos do Sítio de Lisboa, de Luís Mendes de Vasconcelos, 1608; Dos Remédios para a Falta de Gente, por Manuel Severim de Faria, 1655;  e Introdução das Artes do Reino, por Duarte Ribeiro de Macedo, 1675.

 

"Poucos países há, certamente, em cuja história seja tão sensível, de ponta a ponta, o influxo do facto económico, como êste nosso: poucos há, também, cuja história económica fôsse tão desprezada; e será acaso dos maiores obstáculos ao ressurgimento da nossa Pátria a falta geral de conhecimentos sólidos das condições económicas em que evolucionou. Se algum mérito se pudesse achar nos ensaios históricos que delineei, seria de-certo o de pôr em relêvo o condicionamento económico dos nossos feitos, a dependência em que estiveram sempre as necessidades vitais da Europa inteira, e a consciente finalidade, o objectivo comercial, a scientífica execução das empresas de descobrimento"

 

Obras relacionadas:

Voltar