Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

CARTAS DE D. PEDRO V AOS SEUS CONTEMPORÂNEOS

em História geral

Referência:
13746

Autor:
LEITÃO, Ruben Andresen

Palavras chave:
Monarquia | Portugal

Ano de Edição:
1961

28,00€


Adicionar Sugerir

Título:
CARTAS DE D. PEDRO V AOS SEUS CONTEMPORÂNEOS
Descrição:

Livraria Portugal, Lisboa, 1961. In-8º de  367 págs. Br. Capas de Brochura empoeiradas e com alguns picos de acidez. Cadernos por abrir. Ilustrado em extra-texto.

Observações:

Obra que reúne a correspondência de D. Pedro V com figuras ilustres  coligidas  Por Ruben Andresen Leitão ( Ruben A.)  que também escreveu a apresentação, estudo e notas.

"o que importa fixar é que não se pode mais estudar o século XIX em Portugal sem recorrer ao que D. Pedro V escreveu — e isto julga ser o melhor tributo que lhe presta quem há mais de uma quinzena de anos dedica os seus estudos a este homem singular, que deu a Portugal o melhor do seu trabalho e da sua vida. A história de Portugal no século XIX, cuja documentação é tão escassa, passa deste modo a contar com mais uma peça fundamental no corpo dos volumes já dados à estampa. o romantismo e o saudosismo históricos, tão em moda em décadas atrás, têm assim os dias contados. É pela obra que os homens se avaliam, e não pelo que po-
diam ter sido, ou pelas interpretações apaixonadas de quaisquer correntes políticas ou históricas. os grandes nomes vivem alheios a elogios fáceis"

Obras relacionadas:

Voltar