Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Julho 2019
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

DOM TANAS DE BARBATANAS - O Doutor Geral

em Literatura Portuguesa

Referência:
9605

Autor:
FIGUEIREDO, Tomaz

Palavras chave:
sem palavras chave

Ano de Edição:
sem ano de edição definido

38,00€


Adicionar Sugerir

Título:
DOM TANAS DE BARBATANAS - O Doutor Geral
Descrição:
Editorial Verbo, Lisboa, 1962. In-8.º de 388(3) págs. Br. (apenas o primeiro volume) Dedicatória autógrafa a Natália Correia, no ante-rosto.Primeira edição. Por abrir.
Observações:
Romance satírico e picaresco sobre a ficcionada figura de Dom Tanas de Barbatanas, vivendo em Portugal no século XVIII, a quem sucede um conjunto de peripécias e façanhas supostamente heróicas.

Dom Tanas de Barbatanas Racha-Penedos e Arrincha-Pinheiros Merda-Seca e Come-Gente, ora infausto defunto e aguardando no silencioso solene gelo do carneiro da sua raça e senhorial mansão de seus maiores a trombeta do Arcanjo que o estremunhe e chame a Josafat, não é justo que sòmente fique memorado e passado às vindouras gerações pela incultivada oralidade popular, a qual, no decorrer das idades, sabido é quanto vai desfeiteando e esborratando sucedimentos, escurecendo e estalando esmaltes, delindo o mui verídico e adulterando-o em lendário, cousas essas que a respeito de Dom Tanas de Barbatanas et coetera e Come-Gente não se fazem de preciso, pois que bonda e até sobeja dele a verdade, como sempre desta guisa, quando se trate de personagens de sua compleição e grande bojo.
Voltar