Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Julho 2019
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

EVOCAÇÃO DE GUERRA JUNQUEIRO

em Ensaio literário & Biografia

Referência:
13893

Autor:
BARROS, João de

Palavras chave:
Ensaio | Literatura portuguesa

Ano de Edição:
sem ano de edição definido

14,00€


Adicionar Sugerir

Título:
EVOCAÇÃO DE GUERRA JUNQUEIRO
Descrição:

Livraria Editora da Casa do Estudante do Brasil, Rio de Janeiro/ Lisboa, s.d..In-8º de 32-(1) págs. Br.Capa de brochura ligeiramente amarelecida. Ilustrado com uma fotografia de Guerra Junqueiro.

PRIMEIRA EDIÇÃO.
INVULGAR

Observações:

Livro muito interessante e abrangente sobre a obra de Guerra Junqueiro.

" entre o Junqueiro da Morte de D. João, da A Velhice do Padre Eterno e o de Os Simples, da Pátria e das Orações. Não há, a meu ver, porém, nenhuma discontinuidade. Sempre o amor da Justiça e da Liberdade o guiou, sempre um idealismo superior o inspirou. “Muitos outros poetas”, explica ele no final da Morte de D. João, “têm cantado D. João, mas todos eles num ponto de vista contrário ao meu. Prestigiam-no, engrandecem-no, e quando, no fim duma vida impunemente devassa, se torna necessário castigá-lo, então abrem-se as gargantas do inferno e sorvem o condenado. Para um malandro é épico demais. Eu segui um caminho diferente. D. João, na sua qualidade de parasita, morre como deve morrer: de fome. Quem não trabalha não tem direito à vida. Apelar para a Justiça de Deus, como no quinto acto dos dramas morais, é o supremo cinismo, porque é negar a justiça dos homens, mostrando que a sociedade é impotente para castigar os culpados.”
Esta preocupação, não de negar a justiça de Deus mas de querer também a justiça dos homens que, subentende-se, é uma das altas manifestações da dignidade humana, com ela deparamos também na «Nota» de A Velhice do Padre Eterno"

Obras relacionadas:

Voltar