em Genealogia & Heráldica
Referência:
15173
Autor:
SOUSA, D. António Caetano de
Palavras chave:
Edição especial | Encadernação artística | Genealogia | História
Ano de Edição:
1946
Atlântida Livraria Editora, Coimbra, 1946-1955. In-4º de 26 volumes sumptuosamente encadernados à meia francesa de carneira mosqueada com rótulos de pele vermelha dourados com dizeres na lombada. A decoração dos ferros dourados vai de encontro ao gosto do séc. XVIII dando o efeito de imponência e enorme beleza ao conjunto. Esta segunda edição foi cuidadosamente executada, comportando, para além da «História...» em 13 volumes e das «Provas» em 12 volumes mais um volume de «Índice Geral». Preseravm todos os volumes as respectivas capas de brochura de papel vegetal, impressas a duas cores, vermelho e negro. Colecção completa com os seus 26 volumes.
Trata-se ainda de uma edição especial nominal limitadíssima a 100 exemplares, impressa sobre papel de qualdiade superior, numerados e assinados por Manuel Lopes de Almeida e Cesar Pegado. As primeiras 25 colecções da obra não entraram no mercado, cingindo-se exclsivamente a ofertas, de que é prova o nosso exemplar, levando o místico número XIII.
PEÇA DE COLECÇÃO.
Segunda edição desta notabilíssima obra, trabalho de referência para os estudos bibliográficos, historiográficos e a genealógicos. A edição original é um verdadeiro monumento da tipografia portuguesa da primeira metade do século XVIII.
A História Genealógica da Casa Real Portuguesa, de D. António Caetano de Sousa, é um trabalho monumental em que se reconstituem as ligações de parentesco articuladas pelos monarcas portugueses, desde a fundação do Reino até à 1ª metade do séc. XVIII. Os volumes de Provas incluem uma enorme quantidade de documentos de relevância para a história política, social, económica e religiosa, alguns deles perdidos por consequência do grande terramoto de 1755. As Provas incluem ainda alguns documentos literários, nomeadamente a coleção de várias obras de D. Duarte, a Doutrina de Lourenço de Cáceres ao infante D. Luís, a Oração de D. Duarte em louvor da filosofia, o Itinerário da jornada que fez D. Afonso, Conde de Ourem ao Concílio de Basileia e a tradução de uma Oração dirigida a D. Afonso V por Vasco Fernandes de Lucena, entre muitos outros.