Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

LES OUVRIERS D'UNE VIGNE STÉRILE Les Jésuites et la Conversion des Indiens au Brésil (1580-1620)

em Ultramar & Brasiliana - HISTÓRIA

Referência:
12940

Autor:
CASTELNAU-L'ESTOILE, Charlotte de

Palavras chave:
Brasil | Jesuítas

Ano de Edição:
2000

24,00€


Adicionar Sugerir

Título:
LES OUVRIERS D'UNE VIGNE STÉRILE Les Jésuites et la Conversion des Indiens au Brésil (1580-1620)
Descrição:

Centre Culturel Calouste Gulbenkian/Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa/ Paris, 2000. In-4º de 557 págs. Br. Ilustrado em extra-texto.

 

Observações:

Obra muito importante e exaustiva sobre os  anos finais do século XVI e a actuação  dos  jesuítas  em  terras  brasileiras.

O livro divide-se em cinco partes. Na primeira, a autora narra uma "visita" à província do Brasil, guiada pelos relatos da viagem de Cristovão de Gouveia, em 1582, na companhia de Fernão de Cardim com o objectivo de fiscalizar o andamento das missões e a actuação de seus membros, conduz a uma análise das relações entre o centro e periferia – centrada nas negociações entre a província e os superiores da Ordem quanto a uma "norma missionária" –, a que se dedicam a segunda e a quarta partes do livro, esta última focalizando as práticas de catequese. A terceira parte, cujo intuito é estabelecer um perfil dos "obreiros" da vinha brasileira, vale-se de métodos de história quantitativa, ao passo que a quinta e última parte analisa a auto-apresentação da obra missionária, a partir de seus relatos e de suas encenações.

A investigação teve por base a análise correspondência administrativa, cartas e catálogos, regulamentos, relatos e textos "literários" e dos textos fundadores da Ordem (Constituições e Exercícios Espirituais de Loyola). 

Obras relacionadas:

Voltar