Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

MANHÃ SUBMERSA

em Literatura Portuguesa

Referência:
14141

Autor:
FERREIRA, Vergílio

Palavras chave:
Ilustração | Literatura portuguesa | Primeiras edições

Ano de Edição:
1954

180,00€


Adicionar Sugerir

Título:
MANHÃ SUBMERSA
Descrição:

Sociedade de Expansão Cultural, Lisboa, 1954. In-8º de 234-(1) págs. Brochado. Exemplar em "mint-condition", ainda com os cadernos por abrir. As ilustrações são de António Charrua, em linólelo.

PRIMEIRA EDIÇÃO.

Observações:

“... Considerei o terror a nota dominante desta narrativa, terror religioso que se esgota na liturgia dos mortos e se esvanece com a ‘morte’ do Deus do terror. É todo um mundo (o das crenças da infância, de uma fé, aliás bem distorcida, alimentada naqueles terrores da morte e do inferno) que se desmorona, para dar lugar a um mundo marcado de uma visão adulta, mas vazia de Deus...”  (Maria Joaquina Nobre Júlio)

"... Às noções-chave de espanto, angústia, alarme e solidão, que marcam uma direção existencial, há que acrescentar agora, quando o existencial transcende para o metafísico, a noção de silêncio. Esta palavra marca em Manhã Submersa o início de um processo que se acentuará consideravelmente nos romances vergilianos posteriores, protagonizados pelo intimismo metafísico de um sujeito em absoluta solidão existencial, uma vez que lhe falhou a sua comunicação com o mundo...” (José Gavilanes Laso)

Obras relacionadas:

Voltar