Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

MONTANHA. Contos de ...

em Literatura Portuguesa

Referência:
14150

Autor:
TORGA, Miguel

Palavras chave:
Bibliofilia | Literatura portuguesa | Primeiras edições

Ano de Edição:
1941

275,00€


Adicionar Sugerir

Título:
MONTANHA. Contos de ...
Descrição:

Coimbra.1941. In-8º de (6)-181-(1) págs. Brochado. Exemplar em magnífico estado de conservação, quase "mint-condition" não fosse o ligeiro e insignificante amarelecimento marginal das capas de brochura. Miolo imaculado, muito limpo e fresco.

PRIMEIRA EDIÇÃO desta apreciadíssima e rara obra apreendida pela PIDE aquando a sua distribuição. O bom estado de conservação aliado à raridade da obra tornam esta espécie bibliográfica extremamente rara e PEÇA DE COLECÇÃO.

 

 

Observações:

Montanha publicado em 1941, foi logo apreendido pela polícia política. Em carta de Abril desse ano, Vitorino Nemésio, solidarizando-se com o amigo, escreveu a propósito dessa apreensão: «Acho a coisa tão estranha e arbitrária que não encontro palavras. De resto, para quê palavras se nelas é que está o crime?».

É um livro composto por 23 contos, que descrevem e demonstram os comportamentos, as emoções e as gentes de uma aldeia trasnmontana durante o regime ditatorial fascista de Salazar. Neste ano, Torga publica diversos livros: o volume primeiro do Diário, o volume de teatro Terra Firme-Mar e um de contos Montanha. Em 1955, o autor faz uma edição (a segunda) no Rio de Janeiro, com o título Contos da Montanha, que circula clandestinamente em Portugal.

 

 

Obras relacionadas:

Voltar