Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

NOITE REBELDE

em Literatura Portuguesa

Referência:
14181

Autor:
MONTE, José Ferreira

Palavras chave:
Literatura portuguesa | Neo-Realismo | Poesia | Primeiras edições

Ano de Edição:
1940

30,00€


Adicionar Sugerir

Título:
NOITE REBELDE
Descrição:

Edição do autor, Coimbra, (Oficinas da "Atlântida"),1940. In-8º de 45-(1) págs. Brochado com ligeira e insignificante falta de papel nos canto superior direito da capa anterior e o respectivo canto oposto, da capa posterior. Cadernos por abrir. Capas com descoloração marginal.
Capa de brochura ilustrada com um linóleo de FERNANDO NAMORA (assinada).

Observações:

É o livro de estreia de José Ferreira Monte. Livro de poesia dedicado ao seu amigo João José Cochofel, um dos responsáveis pelo nascimento do grupo primitivo neo-realista em Coimbra. Foi amigo próximo do compositor Fernando Lopes Graça, para quem escreveu versos destinados a serem musicados. Colaborador na revista Vértice  com artigos relevantes à cultura nacional de resistência.

Jose Ferreira Monte (1922-1985) "... foi poeta novelista da primeira geração neo-realista, fez parte do chamado "Grupo de Coimbra" (...) a tristeza confessional, nocturna, do livro de estreia, celebrada por Gaspar Simões como adulta, foi temperada nas colaborações em Gazeta de Coimbra, O Figueirense e Vértice , assinando por vezes como Ferreira da Câmara, M. ou com pseudónimo Adalberto Rosa . Além de rara colaboração em jornais depois de 1974, deixou inédita uma vasta criação poética de desigual valor...". (Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, p. 271).

Obras relacionadas:

Voltar