Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Dezembro 2024
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

NOVA DIREITA. NOVA CULTURA. Antologia crítica das ideias contemporâneas.

em Política & Salazarismo

Referência:
15388

Autor:
BENOIST, Alain de

Palavras chave:
Doutrina | Filosofia | Política

Ano de Edição:
1981

40,00€


Adicionar Sugerir

Título:
NOVA DIREITA. NOVA CULTURA. Antologia crítica das ideias contemporâneas.
Descrição:

 Edições Afrodite, Fernando Ribeiro de Mello. Lisboa. 1981. In-4º de xxxix-(1)-564-(1) págs. Brochado. Ilustrado com gravuras e retratos. Inserido na Colecção Doutrina / Intervenção. Capa de Paulo Guilherme D'Eça Leal.

Excelente exemplar, em excelente estado.

Observações:

Trata-se da tradução feita por um colectivo, do título original Vu de Droite – Anthologie critique des idées contemporaines em que José Miguel Júdice assina a Nota à edição portuguesa. Através da análise dos principais ensaios aparecidos desde o início dos anos 70, esta antologia crítica constitui um vasto panorama «das ideias que regem o Mundo». Para A. Benoist, a revolução cultural prepara a revolução política do nosso tempo. Neste vasto panorama, a obra aborda a herança doutrinária e seus fundamentos (filosóficos, científicos, biológicos, etológicos, psicológicos e pedagógicos) passando pelos sistemas poliíticos e teorizadores, com áreas do debate e olhares sobre o século XX .

Na badama:
"... «Nova Direita, Nova Cultura», é um esforço, que se julgaria sobre-humano, de reunir à maneira dos enciclopedistas do final do séc. XVIII, com coerência e a partir do que se poderia chamar «o estado actual das ciências», os fundadores de uma concepção do mundo, integral e coerente. Como Terêncio, também Benoist poderia afirmar que nada do que lhe é humano é estranho. Dotado de uma inteligência analítica que se associa, o que é raro, a uma capacidade de desdobramento e de síntese invulgares, Benoist percorre com igual à vontade, os domínios da etnologia e da física atómica, os estudos psicológicos e genéticos e as investigações geopolíticas, as análises do comportamento animal e humano e a história da cultura; ao mesmo tempo que revela conhecer em profundidade não só Marx, mas também Pareto; não apenas Gramsci, mas também Evola; não só Clausewitz ou Renan, mas Marcuse, Althusser, ILIch ou Freud. ...A proposta de Benoist, rebenta todos os estereotipos com que habitualmente compramos a nossa tranquilidade cultura. ...Benoist veio da direita, mas não está na direita. ... Esta obra é, por isso, uma proposta aberta, discutível e controversa, mas com uma riqueza de conteúdo, uma novidade de teses e um rigor conceitual que a tornam um texto obrigatório. Depois da sua leitura, à esquerda e à direita, tudo se altera... ".

Obras relacionadas:

Voltar