Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Março 2024
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

NOVO METHODO DE PARTEJAR recopilado dos mais famigerados e sabios authores ...

em Livro Pré 1850

Referência:
15135

Autor:
AFFONSO, Manoel José & MELLO, Francisco José

Palavras chave:
Antiguidades | Medicina | Primeiras edições

Ano de Edição:
1772

375,00€


Adicionar Sugerir

Título:
NOVO METHODO DE PARTEJAR recopilado dos mais famigerados e sabios authores ...
Descrição:

Na Officina de Miguel Rodrigues, Lisboa, 1772. In-8º de 20 ff. inums - 171-(1) págs. Encadernação coeva, em carneira, com falhas e vestígios de dourados floreados na lombada. Guardas com pertences e notas manuscritas assim como contas aritméticas.

PRIMEIRA E ÚNICA EDIÇÃO.

Inocêncio, t.VI, p. 24; Ferreira de Mira, p. 221 a 227 refere três obras do género publicadas no séc. XVIII, referindo-se a elas muito elementares e insuficientes, mas sendo esta a menos incompleta; BN apresenta um exemplar.

Observações:

Embora o bibliógrafo Inocêncio (Dicionário Bibliográfico Portuguez, t. VI, p. 24)  tenha considerado este tratado de obstetrícia totalmente esquecido no final do séc.XIX, ele é considerdo pioneiro em Portugal na assunto da matéria médica que trata. Escrito por dois irmão de sangue e de profissão, é resultado de pesquisa bibliográfica e médica em tratados publicados nos anos sessenta e setenta da mesma época, tratados esses descritos em página própria com a designação de Catalogo dos Authores que consultámos para a factura desta obra .

Constitui a primeira edição, e única, desta série de textos médicos publicados em forma de diálogos, abarcando temas como a gravidez e o parto, descrições anatómicas da pelvis e orgão reprodutor feminino, passando de igual forma por más-formações dos fetos e o "nascimento de monstros". No texto introdutório, os autores garantem nunca se ter escrito em português nada do género por quanto " ... dos nossos estudos conhecemos a grande falta, que havia no nosso Portugal, de quem os Cirurgioens modernos na arte de partejar (Sciencia, que he legitima filha da Cirurgia;) e como nas nossas classes se naõ trata de semelhante materia, nem no Idioma se acha obra alguma donde se encontem os preceitos, que bastam para a verdadeira instrucçaõ, motivo porque a practica se encontraõ varios descuidos, principalmente nas Provincias, aonde a cultura das Sciencias he menos disputada ...". Ainda no prólogo, os autores informam matérias dos livros seguintes, apresentando-se aqui a designação "FIM DO I. VOL". No entanto, as bibliografias consultadas assim como o exemplar da BN, apenas foi publicado este primeiro volume que aqui se apresenta.

Obras relacionadas:

Voltar