Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Julho 2019
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

ORTOGRAFIA DA LINGUA PORTUGUESA

em Livro Pré 1850

Referência:
14230

Autor:
BARRETTO, Joam Franco

Palavras chave:
Linguagem | Linguística | Primeiras edições | Raro

Ano de Edição:
1671

650,00€


Adicionar Sugerir

Título:
ORTOGRAFIA DA LINGUA PORTUGUESA
Descrição:

"Na Officina de Ioam da Costa", Lisboa,  1671. In-4º de III-279-(9) págs. Encadernação do século XIX , meia inglesa em pele com dizeres e florões gravados a ouro na lombada. Encerra em extra-texto uma "tábua desdobrável" com palavras multilingue, tabela esta não descrita nas principais bibliografias consultadas.

O exemplar que aqui apresentamos para venda, está rigorosamente descrito no Catálogo da riquíssima Biblioetca de de Monteverde da Cunha Lobo (1912) sob a entrada nº 2474 de quem o presente exemplar ostenta uma assinatura de posse no frontspício. Na folha de guarda, ostenta escrito a lápis um apontamento: "ofereceu-me o Albino Forjaz de Sampaio". Acreditamos que o extra-texto desdobrável não descrita nas bibliografias consultadas tenha sido mandado imprimir pelo próprio bibliófilo Monteverde Cunha Lobo de quem se observa, também um apontamento, com o custo de execução de uma folha impresssa, da encadernação e do próprio livro.

PEÇA DE COLECÇÃO, ÚNICA e como tal RARÍSSIMA em primeira edição.

 

Observações:

A obra divide-se em duas partes, na primeira o autor discorrer sobre a ortografia e o uso da língua latina em Portugal, na segunda parte, Franco Barreto disserta pormenorizadamente sobre o nome, o verbo, as preposições, os advérbios, as conjunções, asinterjeições, os artigos, as divisão das letras, a pronúncia e o valor das vogais, os ditongos, a aspiração das consoantes, as sílabas e dicções, a acentuação, a pontuação, entre outros aspectos, terminando com Advertencias "em ordem a emmendar & melhorar as palavras, que a inorancia do vulgo tem corrutas"

"A primeyra, & principal regra é a nossa ortografia, he escrever todas as diçoens cõ tantas letras, cõ quantas pronunciamos, se por consoantes ociosas, como vemos na escritura Iltaliana, & Franceza. E dado que a diçã seja Latina, como a dirivamos a nós, & perde sua pureza, lógo a devemos escrever ao nosso modo, per semelhante  exemplo. Orthographia he vocábulo Grego, & os Latinos o escrevem desta maneira atrás, & nós devemos escrever cõ estas letras, Ortografia, porque cõ ellas o pronunciamos"

 

Obras relacionadas:

Voltar