Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Abril 2025
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

OSSÓPTICO

em Literatura Portuguesa

Referência:
15503

Autor:
LISBOA, António Maria

Palavras chave:
Bibliofilia | Poesia | Primeiras edições | Raro | Surrealismo

Ano de Edição:
1952

280,00€


Adicionar Sugerir

Título:
OSSÓPTICO
Descrição:

Edição do autor (Tipografia Minerva), Coimbra, 1952. In-8º de 18 págs. inumeradas. Brochado com capas ligeiramente picadas pela acidez. Mesmo assim, excelenet exemplar com miolo muito limpo.

PRIMEIRA EDIÇÃO, muito invulgar, do livro de estreia do autor, sendo também um dos textos fundamentais do surrealismo português.

Observações:

Em Ossóptico, o autor (António MAria Lisboa, 1928-1953) usa e abusa da imagem do insólito que, por vezes, atinge as raias do inverosímil. Corresponde a um livro, na opinião de Maria Estela Guedes, " ... de poemas fulgurantes, atravessados por imagens que ficam a chispar na nossa imaginação e enunciados que deixam em carne viva os problemas sugeridos. Aqui e ali cintilam, na obra em geral, pensamentos soltos como contas de um colar a que falta o fio que as interligue umas às outras ...". A procura do estranho e original leva, frequentemente, a um fetichismo, muito querido da poesia produzida por surrealistas: «Eu abismo, eu cratera / inclinei-me e vi um espectáculo caprichoso: uma unha branca / uma unha branca assim despreocupada» ("Comutador", p. 7).

Neste livro vem publicado pela primeira vez (sendo a obra de estreia do autor) os belíssimos poemas Projecto de Sucessão, Rêve Oublie e Virgula.

Obras relacionadas:

Voltar