Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Maio 2023
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

POEMACTO

em Literatura Portuguesa

Referência:
15092

Autor:
[HELDER, Herberto]

Palavras chave:
Autógrafos | Literatura portuguesa | Poesia | Primeiras edições | Surrealismo

Ano de Edição:
1961

325,00€


reservado Sugerir

Título:
POEMACTO
Descrição:

Contraponto, Lisboa, s.d. (1958). In-8º de  30-(1) págs. Brochado. Ocasionais picos de humidade nas capas de brochura. Miolo muito limpo. Impressão sobre papel mantegueiro encorpado com acabamento a dois pontos com agrafos, como habitualmente, com ligeira oxidação.

RARA primeira edição do terceiro livro de Herberto Helder. Ostenta autógrafo do LUIZ PACHECO (igualmente numerado pelo punho do editor) sobre verso de frontspício, junto à dedicatória impressa, a ele mesmo.

PEÇA DE COLECÇÃO

Observações:

Regressado da Europa em 1960, Herberto Helder torna-se encarregado das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Gulbenkian e, por isso, esteve em Santarém entre 1961 e 1963, data em que entrou na Emissora Nacional. Em Santarém, Herberto Helder escreveu e publicou o livro de poesia Poemacto, composto e impresso nas Oficinas Gráficas do "Jornal do Ribatejo", o qual dava cobertura aos artigos de Joel Canhão, de Florindo Custódio, de Carlos Oliveira entre outros sócios ativos do CCS e no qual se publicitava as atividades organizadas pelo Círculo Cultural Scalabitano. Para António Ramos Rosa “a experiência de Poemacto” é onde “a poesia herbertiana sofre uma transformação estrutural, onde o jogo verbal e os exercícios sobre a materialidade da linguagem se tornam então dominantes” (Carta de Herberto Helder a Sophia de Mello Breyner Andresen. Fonte: Espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen, BNDP).

Obras relacionadas:

Voltar