Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Novembro 2020
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

POR TODOS OS SÉCULOS

em Literatura Portuguesa

Referência:
14529

Autor:
JÚDICE, Nuno

Palavras chave:
Literatura portuguesa | Primeiras edições | Romance

Ano de Edição:
1999

15,00€


Adicionar Sugerir

Título:
POR TODOS OS SÉCULOS
Descrição:

Editores Quetzal, Lisboa, 1999. In-8.º de 149 págs. Br.

Observações:

Obra onde se abordam as  semelhanças entre Brísida, uma mulher condenada à fogueira pela Inquisição; uma Santa que abdicou de todos os prazeres mundanos; uma americana que vem difundir os ideais capitalistas num país que estivera sob domínio do regime comunista; e Monica Lewinski, amante de Bill Clinton. Todas as analogias são estabelecidas através de reflexões sobre o amor, o sexo, a religião, a ética e a própria política.

 

"Também o milagre é sujeito a esse tipo de inquérito; e no fim de tudo, se há a confirmação do transcendente - quer esse transcendente se refira à relação, mesmo que imprópria, entre dois seres humanos, ou a outra mais própria entre um ser humano e uma entidade divina, - então se verá se há motivos para uma impugnação; e o que daqui resulta é a diferença entre um santo e um pecador; e é verdade que, no fim de tudo isto, se vê que são ínfimas as diferenças entre essas duas qualidades, sendo talvez o único se a cuja acção se pode atribuir a característica inequivocamente negativa o inquisidor, ou o advogado do diabo."

Na contracapa:
"... Seu sobrinho, e seu confessor, o Padre Fr. João de S. Teresa também, preso do Sto Ofício depõe, que sendo rapaz, mas já clérigo, e sentindo muitos impulsos de carne, se deitou na cama nu com ela, por lhe dizer a Madre que era um eficaz remédio para se lhe apagar a concupiscência; e que depois de estarem na caam ela se punha em cima dele, tocando o seu membro viril as partes pudendas dela, ainda sem erecção nem introdução, aonde se conservava assim por um quarto de hora e meia; porém que nem nele havia polução, nem conhecera que nela a houvesse." (Do "Processo de Teresa Maria de S. José, Terceira da Ordem do Carmo").
 

Obras relacionadas:

Voltar