Livro
 Aplicar filtros
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

PRIMÓRDIOS DA CULTURA PORTUGUESA

em História geral

Referência:
9908

Autor:
SÁ, A. Moreira de

Palavras chave:
sem palavras chave

Ano de Edição:
sem ano de edição definido

40,00€


Adicionar Sugerir

Título:
PRIMÓRDIOS DA CULTURA PORTUGUESA
Descrição:
Arquivos de História da Cultura Portuguesa, Lisboa, 1966. In-8º de dois volumes com 112-(1) e 128-(1) págs. Encadernação meia inglesa com lombada em pele e dizeres dourados.
No rosto frontispício das Summulae logicales de Pedro Hispano, edição de Antuérpia, 1486.
Nesta obra encontram-se alguns documentos fac-similados entre os quais o Testamento do Bispo D. paterno, de 13 de Abril de 1086, (Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Corporações Religiosas, Sé de Coimbra, m.º 1, doc.20).
Observações:
Importante estudo sobre a cultura portuguesa que "evidencia um elevado interesse cultural, com início anterior à constituição da Nacionalidade, revelado pela existência de escolas junto de grande número de Sés e Conventos, pela categoriados mestres-escolas (canonistas, teólogos e médicos) formados em Bolonha, Paris, etc., pelo envio de bolseiros aos Estudos e Universidadesestrangeiras, e permite conlw.cer, através de as «livrarias»-expressão muito viva da cultura da época-a natureza do ensino da Teologia, Filosofia, Direito Canónico e Civil, Medicina, Astronomia, etc.
Através de o «corpus» documental aqui coligido ter-se-à uma visão algo aproximada do nivel cultural português anterior à fundação do Estudo Geral de Lisboa e conhecer-se-à melhor as razões por que o alto clero estava tão interessado nessa fundação".
Acompanhado de uma interessante "CARTA-PREFÁCIO DO PROF. M. LOPES DE ALMEIDA".
Voltar