Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Julho 2019
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

RHADAMISTO: Tragedia de ...

em Livro Pré 1850

Referência:
9839

Autor:
[trad. JOSÉ ANTONIO VELLOZO], M. de CREBILLON

Palavras chave:
sem palavras chave

Ano de Edição:
sem ano de edição definido

38,00€


Adicionar Sugerir

Título:
RHADAMISTO: Tragedia de ...
Descrição:
Na Impressão Regia, Lisboa, 1814. In-8º de 73-(3) págs. Encadernação coeva inteira de carneira mosqueada com rótulo de pele vermelha na lombada.
Observações:
Tradução portuguesa de José António Vellozo (1778-1824?) desta popular peça de teatro que ao tempo conheceu diversas traduções europeias.

Na introdução do livro:
"... De todas as Peças Dramaticas de Mr. Crebillon a que mereceo maiores e mais constants applausos, adespeito d'alguns Aristarcos, e da intigrante, e insidiosa inveja, que em toda a parte se arma contra o Genio grande, foi a de Rhadamisto e Zanobia. O ultimo apuro do verdadeiro Tragico, deste sombrio pathetico, que unico constitue a sua essencia, com o que se acha em toda a sua plenitude, e energia nesta terrivel, e luctuosa Compozição.

Se hum Bocage, talento inimitvel, e talvez original em Traducções, se dignasse lançar mão desta, elle não só renderia toda a força, e sublimidade do Original, mas embellezando-o, e fortificando-o como lhe era peculiar, teria enriquecido o Theatro Portuguez com hum chefe d'obra de TERROR e COMPAIXÃO.

Ficando muito áquem dos Genios mediocres, eu devêra recear exhibir huma Tradução, que desfigurando o Original, e em consequencia cerceando o mérito do Author, vai talvez attrahirme o ridiculo do desprezo; a não pensar que seria maior prova de vaidade, e amor proprio o suprimi-lam que publica-la.
Ousei ampliar o Original commorte de Zenobia, julgando, que este ultimo golpe causaria ainda hum bom effeito na Scena: se me enganei, incumbe ás pessoas intelligentes, e de mais delicado tacto, julgar a Peça acabada no momento em que Rhadamisto expira.
Voltar