Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Julho 2019
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

TRÊS ENSAIOS SOBRE ARTE

em Ensaio literário & Biografia

Referência:
13792

Autor:
RÉGIO, José

Palavras chave:
Ensaio | Primeiras edições

Ano de Edição:
1967

15,00€


Adicionar Sugerir

Título:
TRÊS ENSAIOS SOBRE ARTE
Descrição:

Portugália Editora, S/L. 1967. In-8º de 170 págs. Br. Capa de brochura de João da Câmara Leme um pouco empoeiradas.

PRIMEIRA EDIÇÃO.

Observações:

Obra que encerra os seguintes ensaios: Em torno da expressão artística; A expressão e o expresso; Vistas sobre o teatro.

"A arte é expressão – tenho pensado; e, naturalmente, escrito ou dito. Ora logo provoca esta afirmação pelo menos duas interrogações:
Que modo, ou género, de expressão?
Expressão … de quê?
Por outras palavras:
Mas toda a expressão será arte?
Mas será arte a expressão seja do que for?
Todos a quem se disser a arte é expressão levantarão, pelo menos, estas questões; (excepto os muito pouco dados a levantar questões). Não julgo fácil responder-lhes; não estou certo de lhes saber responder; mas compreendo que, sem qualquer desenvolvimento, parecerá bem puco dizer da arte que é expressão. Por isso tentarei responder aqui o melhor que puder.
Deverei pedir desculpa de me transcrever, num ensaio em que tento averiguar eu próprio o que penso sobre determinado assunto? Se acha que sim desculpe-me o prezado leitor. Escrevi algures:

"Toda a arte é expressão; e nem o que às vezes chamamos, em arte, sugestão é outra coisa senão expressão subtil. Aquém ou além da expressão, não há arte. Não há arte no gaguejar ou inarticular por que pode exprimir-se (mas não artisticamente) o indivíduo intensamente emocionado, como a não há no silêncio sublime por que pode exprimir-se (mas não artisticamente) o místico em êxtase. Tão-pouco há arte naquela simulação da expressão que é a retórica no sentido depreciativo – deturpado – da palavra."

 

Obras relacionadas:

Voltar