Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Julho 2020
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

UMA EXPLORAÇÃO AFRICANA - A NOVA LISBOA

em Ultramar & Brasiliana - HISTÓRIA

Referência:
14472

Autor:
FERREIRA, A. E. Victoria

Palavras chave:
Angola | Escravatura | Leiria | Literatura de Viagens | Relatos de Viagens | Séc. XIX | Viagens

Ano de Edição:
1890

75,00€


reservado Sugerir

Título:
UMA EXPLORAÇÃO AFRICANA - A NOVA LISBOA
Descrição:

Empresa Typographica, Marinha Grande, 1890. In-8º de 256-(1) págs. Encadernação coeva em pele castanha, meia inglesa, dourados na lombada, aparo marginal e falho de capas de brochura. Com um mapa da Costa Ocidental de África e dedicatórias em forma de texto, a Roberto Ivens, Brito capelo e Serpa Pinto.
Bastante curioso e não referido nas principais bibliografias especializadas.
 

Observações:

Albino Estevão Victoria Pereira, (1849-1919), militou durante largos anos na India e em África. Foi amigo íntimo de Roberto Ivens e grande admirador de Brito Capelo. A ambos dedicou uma das suas obras. Entre os seus trabalhos de topografia, merefe especial referência o plano-relevo das Linhas de Torres Vedras. Foi distinguido com os inúmeros galardões. (Dicionário dos Autores do Districto de Leiria, Agostinho Gomes Tinoco, 1979)

Apresenta vastas descrições das viagens que efectuou na década de 80 do século XIX, em especial ao que observou nos planaltos de Benguela, na Serra de Vissécua, no caminho de Caconda, Cunene Vaneno, tecendo considerações à vida social das populações indígenas e colonialistas, aos seus hábitos e costumes, à fauna e flora, apontamentos de reflexão e opinião histórica, etc..

Obras relacionadas:

Voltar