Livro
 Aplicar filtros
Livros do mês: Março 2023
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

VIDA DE D. PAULO DE LIMA PEREIRA Capitam Mor de armadas do Estado da India, onde por seu valor, e esforço nas batalhas de mar, e terra, de que sempre conseguio cloriosas vitorias, foy chamado o Hercules Portuguez.

em Livro Pré 1850

Referência:
15068

Autor:
COUTO, Diogo do

Palavras chave:
Antiguidades | Biografia | Goa | Índia | Militar

Ano de Edição:
1765

335,00€


Adicionar Sugerir

Título:
VIDA DE D. PAULO DE LIMA PEREIRA Capitam Mor de armadas do Estado da India, onde por seu valor, e esforço nas batalhas de mar, e terra, de que sempre conseguio cloriosas vitorias, foy chamado o Hercules Portuguez.
Descrição:

Na Officina de Jozé Filippe, Lisboa, 1765. In-8º de (16)- 426-(5) págs. Encadernação coeva com filetes dourados duplos dispostos em casa abertas, rótulo de pele vermelha dourada com dizeres na lombada. Etiqueta nominal de ordem de biblioteca privada antiga na lombada e correspondente ex-libris no verso da pasta anterior. Ligeiros sinais de manuseamento e sensação de relativa fraca regidez estrutura de suporte, está no entanto, com bastante forte encadernação. Ligeiro e quase insignificante trabalho marginal de traça no pé do livro, sem nunca atingir a mancha tipográfica. Papel com acidez generalizada e foxing próprio da qualidade intrínseca.

PRIMEIRA EDIÇÃO.

Observações:

MUITO INVULGAR edição original da única biografia de Paulo de Lima Pereira (1538-1589), capitão-mor das campanhas militares na Índia. Escrito originalmente em 1611, por seu amigo Diogo do Couto (ca. 1542-1616), permaneceu inédito até à presente edição, pouco mais de 150 anos depois, e sobre a qual escreveu o distinto bibliógrafo Diogo Barbosa Machado. A secção do naufrágio e da morte de Paulo de Lima teve como fonte o manuscrito do célebre e depois publicado, História trágico-maritima (1729-1736). Inclui ainda o ataque ao pirata Khunali de Malabar e a destruição de Johor Lama em Singapura. Diogo de Couto (1542-1616) impressionou a corte de Lisboa assim como o irmão do Rei D. João, Dom Luis de Portugal em particular. Sob seu patrocínio, estudou no colégio jesuita e noutros locais. Dom Luis morreu em 1555 e iogo de Couto partiu para a Índia portuguesa como soldado em 1556. Além da visita a Portugal em 1569-1571, ele permanceu na Ásia até sua morte, especialmente em Goa, servindo ainda os militares no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico. 

Bibliografia: Barbosa Machado, Biblioteca Lusitana (ed. 1965), t.I, p. 649 (refere o manuscrito); Inocêncio, Dicionário Bibliográfico, t.II, p. 155; Boxer, The tragic history of the sea 1589-1622.

Obras relacionadas:

Voltar