Banner Temas de Livros
 Aplicar filtros
Livros do mês: Maio 2021
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

Vinhos & Gastronomia

Foram localizados 2 resultados para: Vinhos & Gastronomia

Referência:12772
Autor:AMARAL, J. Duarte
Título:O GRANDE LIVRO DO VINHO
Descrição:

Temas e Debates, Lisboa, 1995. In-4º de 415 págs. Encadernação editorial. Profusamente ilustrado ao longo do texto.


 

Observações:

Esta obra  constitui um autêntico manual para os enófilos portugueses, não é uma obra técnica mas sim  um modo de “introduzir o vinho como grande tema de cultura. Para além do roteiro dos vinhos, das confrarias báquicas, o vinho surge nesta obra abordado e enaltecido num contexto civilizacional, desde os seus primórdios, e em diversas vertentes, histórica e religiosa, mística, poética ou folclórica, uma arte e um saber.

Encerra os seguintes capítulos:
A Vinha e o Vinho na Lenda e na Mitologia; A Vinha e o Vinho na História; A Vinha e o Vinho nas Religiões;  A Vinha e o Vinho na Arte;  A Vinha e o Vinho na Literatura; O Vinho na voz do Povo; O Vinho e a Vida; Da Vinha à Mesa; Geografia da Vinha;  A Vinha e o Vinho em Portugal; Roteiro dos Vinhos de Portugal.

 

“Desde os tempos mais remotos tem o vinho constituído bebida apreciada por milhões de homens. "Fruto da videira e do trabalho do Homem" nenhum outro produto da agricultura o excede em universalismo, comum que é às civilizações cuja alimentação tem por base o trigo, o milho e o arroz. A cultura da vinha está tão intimamente ligada à existência de certos povos e é tal a influência que ela excerce no desenvolvimento económico, demográfico e cultural dos mesmos que é possível falar-se de uma civilização da vinha.”

Preço:40,00€

Referência:14743
Autor:TAVARES, Paulino Mota
Título:DOCES E MANJARES DO SEC. XIX - O livro do Padre Brito
Descrição:

Fora do Texto, editora. Coimbra. 1995. In-8º de 83-(2) págs. Brochado.

Apresenta uma dedicatória autógrafa.

Observações:

Notável prefácio de Drª Maria José Azevedo Santos.

Trata-se da edição de um caderno do século XIX que contem 49 receitas portuguesas de doces, que se encontrava num arquivo privado. O seu estudo revela tratar-se de um receituário que revela acumulada tradição culinária desde os séculos XV-XVI. Trata-se de uma cópia feita em 1866 por Anna Nunes de Jesus de Porto da Balsa (Pampilhosa da Serra) de um receituário identificado como sendo de um sacerdote Pe. Joaquim Brito (1839-187?) pleno de curisodiades gastronómicas e receitas inéditas.

Preço:13,00€