Banner Temas de Livros
 Aplicar filtros
Livros do mês: Junho 2024
Temas 
Palavras Chave 
Módulo background

Vinhos & Gastronomia

Foram localizados 2 resultados para: Vinhos & Gastronomia

Referência:12772
Autor:AMARAL, J. Duarte
Título:O GRANDE LIVRO DO VINHO
Descrição:

Temas e Debates, Lisboa, 1995. In-4º de 415 págs. Encadernação editorial. Profusamente ilustrado ao longo do texto.


 

Observações:

Esta obra  constitui um autêntico manual para os enófilos portugueses, não é uma obra técnica mas sim  um modo de “introduzir o vinho como grande tema de cultura. Para além do roteiro dos vinhos, das confrarias báquicas, o vinho surge nesta obra abordado e enaltecido num contexto civilizacional, desde os seus primórdios, e em diversas vertentes, histórica e religiosa, mística, poética ou folclórica, uma arte e um saber.

Encerra os seguintes capítulos:
A Vinha e o Vinho na Lenda e na Mitologia; A Vinha e o Vinho na História; A Vinha e o Vinho nas Religiões;  A Vinha e o Vinho na Arte;  A Vinha e o Vinho na Literatura; O Vinho na voz do Povo; O Vinho e a Vida; Da Vinha à Mesa; Geografia da Vinha;  A Vinha e o Vinho em Portugal; Roteiro dos Vinhos de Portugal.

 

“Desde os tempos mais remotos tem o vinho constituído bebida apreciada por milhões de homens. "Fruto da videira e do trabalho do Homem" nenhum outro produto da agricultura o excede em universalismo, comum que é às civilizações cuja alimentação tem por base o trigo, o milho e o arroz. A cultura da vinha está tão intimamente ligada à existência de certos povos e é tal a influência que ela excerce no desenvolvimento económico, demográfico e cultural dos mesmos que é possível falar-se de uma civilização da vinha.”

Preço:40,00€

Referência:15359
Autor:OLLEBOMA [pseud.: BELLO, António Maria de Oliveira]
Título:CULINÁRIA
Descrição:

Tip. da Emresa do Diario de Notícias, Lisboa, 1928. In-4º de XV-748-(3) págs. Encadernação meia francesa em chagrin marron, com dourados na lombada e pastas. Guardas em papel fantasia estuilo Art-Déco.

PRESERVA AS CAPAS DE BROCHURA. Exempar com ligeiro aparo marginal, impecávelmente bem preservado, sem rasuras, sem sublinhados, sem manchas de gordura, características que habitualmente se fazem acompanhar nos livros desta temática, justamente apreciada.

PRIMEIRA EDIÇÃO, muitíssimo invulgar de aparecer no mercado.

Observações:

António Maria de Oliveira Bello (1872-1935) usa Olleboma pseudónimo. Do seu monárquico percurso político, sabemos ter recusado a pasta das Finanças em 1926, que foi mais tarde entregue a Salazar. É principalmente conhecido como gastrónomo e fundador, em 1933, da Sociedade Portuguesa de Gastronomia, consagrou-se como um dos maiores gastrónomos portugueses e foi um dos grandes impulsionadores da culinária nacional, fazendo a primeira recolha do receituário tradicional português, investigando e recolhendo de forma extensa e exaustiva as receitas tradicionais que são as bases das nossas raízes gastronómicas.

Este livro conheceu em 1936, postumamente, uma segunda edição com um prefácio de Albino Forjaz de Sampaio.

 

Preço:150,00€